Quando e porque ir à Maceió - Alagoas - Hotéis e Destinos

Quando e porque ir à Maceió – Alagoas

Maceió mostra muito do que você encontra no litoral do estado de Alagoas: piscinas naturais, coqueiros a perder de vista, águas verdes, e certamente um calor convidativo para um mergulho no mar.

A agitação da cidade concentra-se no litoral, principalmente nos bairros de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca. Além disso, por causa das curtas distâncias, muitos turistas aproveitam que estão em Maceió para explorar o litoral sul e norte do Estado. Portanto, é comum que ao viajar para lá as pessoas também aproveitem a oportunidade para visitar outras cidades.

Confira abaixo a melhor época para conhecer esse encantador lugar e principalmente o que fazer por lá, já que a escolha certa do período para viajar fará toda a diferença no sucesso das suas férias

Quando ir a Maceió

Quando falamos que escolher a hora certa de viajar para Maceió é importante, nos referimos não apenas à estação do ano, mas também à tábua de maré. Faz sol o ano todo em Maceió, mas entre os meses de março e julho a probabilidade de chover é maior e as chuvas podem atrapalhar um pouco os passeios, já que o mar costuma ser o grande foco da viagem.

Outro fator que faz a diferença para aproveitar o mar, é escolher um período de maré baixa para ir, isso porque nessa época a maré fica mais vazia e as piscinas naturais mais bonitas. Você pode conferir nos sites da Marinha, Clima Tempo, entre outros, as medições da maré dia a dia e mês a mês, procure por informações no período que pretende viajar e avalie a medição em que ela está mais baixa. A altura da maré varia e quanto mais próximo o valor estiver de zero durante o dia, melhor para curtir as piscinas naturais – procure agendar os passeios nesses horários! Como a maré fica mais seca/baixa no período de lua cheia e nova, logo, essas são as melhores épocas para curtir as praias do Nordeste.

O que fazer em Maceió

Todos os passeios abaixo podem ser feitos com agências especializadas, com táxi ou um carro alugado. No entanto, se puder alugar um carro a comodidade será maior, pois assim você terá independência para ir ao local que quiser, no horário que preferir.

Pajuçara

Pajuçara Maceió

Ela é uma das praias mais conhecidas da cidade, tem barracas na areia, bons hotéis na orla e piscinas naturais que podem ser conhecidas através de passeios de jangada (R$30). É uma praia bonita, com águas verdes, o mar aqui costuma ser bastante tranquilo, ideal para relaxar. Também tem a feirinha de artesanato, onde você pode comprar tecidos, lembranças de viagens, artesanato e outros artigos.

Ponta Verde

Ponta Verde Maceió

É um dos lugares favoritos dos turistas, com barracas como Lopana e Pirata. A praia de Ponta Verde também tem muitos coqueiros, um pôr do sol incrível e é onde fica a placa “Eu Amo Maceió”, onde todos tiram suas fotos! Desse modo, durante sua viagem aproveite os dias de sol para caminhar no calçadão e tomar água de coco.

Jatiúca

Jatiúca Maceió

Colada na Ponta Verde, Jatiúca é outra das praias que ganhou o coração dos turistas. A região tem um mar geralmente tranquilo e está cercado por uma boa rede hoteleira, restaurantes e lojas.

Praia do Gunga

Praia do Gunga Maceió

Localizada a cerca de 30km da região central de Maceió, no município de Roteiro, a Praia do Gunga é uma das mais especiais da região. Está conectada à lagoa do Roteiro, portanto oferece banho de água doce e salgada e boa parte de seu litoral está protegido por um arrecife de corais, o que significa que na maré baixa a água tem um mar super manso, ideal para crianças.
Sobretudo, o que muitos turistas acabam não sabendo é que em uma parte mais escondida dessa praia existem falésias belíssimas, que podem ser visitadas de buggy ou quadriciclo. Outro destaque da Praia do Gunga é que ela está cercada por um enorme coqueiral, que pode ser observado a partir do Mirante do Gunga (R$3,00), com uma vista incrível de toda a região.


Praia do Francês

Praia do Francês Maceió

Surpreendentemente protegida por recifes, a Praia do Francês é outro lugar que merece uma vista. Cercada por restaurantes e barracas de praia, o local é um point e muito visitado nos fins de semana. Durante o período de maré baixa, essa praia fica com águas muito tranquilas, similarmente a de uma lagoa. Muitas pessoas aproveitam o ritmo manso do local para velejar ou praticar Stand Up Paddle.

Passeio até a Foz do Rio São Francisco

Foz do Rio São Francisco Maceió

A Foz do Velho Chico, que nasce em Minas Gerais e passa por estados como Bahia e Pernambuco, se dá num trecho do mar que fica entre Sergipe e Alagoas. A região da Foz do Rio é inegavelmente linda, cheia de paisagens naturais surpreendentes e quem está em Maceió pode aproveitar para conhecê-la. A forma mais fácil de fazer esse passeio é seguir até a cidade de Piaçabuçu, onde você encontra empresas para fazer passeios pela região, e conhecer o encontro do rio com o mar, as belas dunas de Piaçabuçu, o farol abandonado de uma vila local, etc.

Praia de Carro Quebrado

Praia do carro Quebrado Maceió

Essa é mais uma das belas praias de Alagoas, localizada a cerca de 45km da capital. A praia é extensa, com falésias coloridas e quase nenhum comércio para o turista que a visita, por isso também é cercada por muita tranquilidade. Dessa forma, para quem quer sossego e curtir uma paisagem bonita, é uma boa pedida – principalmente em dias úteis, quando o turismo nessa praia é escasso. De tal forma que, para acessar o local, é indicado estar com um buggy, já que como o próprio nome sugere, não é difícil um carro quebrar por ali devido ao acesso ser feito na areia.

Dunas de Marapé

Praia das Dunas de Marapé Maceió

A região de Duas Barras, em Alagoas, é linda e rende um ótimo passeio. O lugar pacato é palco do encontro do rio com o mar; por isso, quem visita pode tomar banho de água doce e água salgada. Quando se fala em “Dunas de Marapé”, muita gente pensa logo em dunas de areia, e embora elas existam, o nome refere-se a um complexo de praia localizado na região, já que através desse complexo é possível fazer passeios até falésias e pelo mangue próximo.

Gastronomia

A culinária nordestina é maravilhosa e em Maceió você poderá experimentar um pouco da diversidade, a cidade tem sabores fortes do Brasil e do mundo, enfim, tudo para agradar qualquer paladar. Entre os restaurantes mais tradicionais da cidade estão o Imperador dos Camarões – em especial o prato Chiclete de Camarão, feito com diferentes tipos de queijo – , e o Bodega do Sertão, um self-service com comidas regionais. Para comer carne de sol a dica é ir ao restaurante Picuí, e se estiver em dúvida do que comer, sugerimos o Janga, com cardápio extenso e pratos fartos. Outra boa sugestão é o Divina Gula, um bar-restaurante cheio de saborosos pratos.

Já visitou Maceió? Compartilhe com a gente sua experiência e sugestões.

Encontre passagens aéreas com descontos e os melhores hotéis e destinos navegue pelo site que irá encontrar o que procura.